Conheça os benefícios da equoterapia para idosos

Apraxia da fala: posso tratar com a equoterapia?
20 de dezembro de 2018
A Importância da Equoterapia na Inclusão de Jovens
1 de março de 2019

Conheça os benefícios da equoterapia para idosos

Com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, cada vez mais idosos estão procurando exercícios que tragam benefícios para o corpo e mente. Com o passar dos anos, a falta de equilíbrio somado à perda muscular e óssea geram diversas dificuldades, principalmente de movimentação e dependência para realizar tarefas básicas do dia a dia, o que também afeta a autoestima do idoso. Além das melhorias no âmbito da saúde, os benefícios da equoterapia para idosos abrangem também questões sociais e neuropsíquicas, ajudando a prevenir doenças comuns na terceira idade, como a depressão causada por isolamento.

Benefícios para o corpo

A equoterapia promove o fortalecimento muscular dos membros inferiores, tórax, região lombar e pescoço, melhorando significativamente a postura e o equilíbrio dos pacientes. O cavalgar do cavalo tem o movimento muito parecido com o andar humano, por isso, o cérebro “entende” que quem está praticando o exercício é a pessoa e não o animal.

Se manter bem posicionado em cima do cavalo também tem um forte efeito positivo na coluna, ajudando pacientes a melhorarem a noção corporal, além de exigir foco no exercício, aumentando a capacidade de concentração.

A equoterapia também é indicada como uma opção de reabilitação para pacientes que sofreram acidente vascular cerebral (AVC), ou que apresentam algum tipo de dificuldade de movimentação, já que os exercícios praticados com o cavalo não exigem tanto esforço físico por parte do paciente.

Benefícios para a mente

Muito mais do que um exercício físico, a equoterapia também é um momento de relaxamento e socialização. Muitos idosos sofrem com o isolamento e a solidão, o que pode resultar em doenças como a depressão. O convívio com o animal e com outras pessoas durante a sessão de equoterapia geram diversos benefícios no âmbito pessoal: a amizade e o carinho dos profissionais em relação ao paciente é um dos principais segredos do sucesso das sessões.

Além do convívio social, o contato com o cavalo atua diretamente no sistema nervoso: a cavalgada promove a oxigenação cerebral aumentando a sensação de bem-estar dos pacientes.

A equoterapia também é uma grande aliada no aumento da autoestima. Ao se depararem com novos desafios, como montar o cavalo e realizar os exercícios propostos, os pacientes ganham uma nova percepção de coragem e capacidade, o que afeta diretamente a própria noção pessoal do idoso.

 

Quer saber mais sobre a equoterapia? Entre em contato conosco pelo telefone (41) 3027-1666 ou envie um e-mail para andaluz@institutoandaluz.com.br. Nós podemos te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *