Equoterapia no tratamento do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação

Aprenda sobre os sentidos dos cavalos
1 de outubro de 2018
A importância do pedagogo na equoterapia
1 de novembro de 2018

Equoterapia no tratamento do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação

Tendo uma forte relação com as interações sociais e a aprendizagem, o movimento é, sobretudo na infância, parte fundamental do desenvolvimento e comunicação humana. O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) é caracterizado pela dificuldade de movimentação e limitação da capacidade motora, se apresentando em crianças sem que isto esteja relacionado a deficiências de ordem neurológica, intelectual ou sensorial.

Os efeitos do transtorno podem incluir falta de orientação espacial, equilíbrio, ritmo e coordenação motora em geral. Já na infância, o paciente pode apresentar grande dificuldade em tarefas como amarrar sapatos, abotoar roupas e fazer atividades físicas como esportes, saltos e dribles.

O TDC ainda é pouco estudado no Brasil e, muitas vezes, é difícil que a criança tenha um diagnóstico exato, já que o transtorno é crônico e não é resultado de uma condição médica geral, mas práticas terapêuticas podem estimular a criança e amenizar suas condições, como a equoterapia. O cavalo, usado como instrumento terapêutico, possibilita ao paciente estimular suas habilidades motoras através de centenas de deslocamentos específicos, permanecendo na posição adequada e se equilibrando com os movimentos do animal.

“A equoterapia pode ajudar muito quanto ao ganho da coordenação motora através do movimento constante e rítmico do cavalo e com atividades lúdicas associadas, fazendo com que o praticante com TDC adquira ganhos no âmbito físico e psíquico”, destaca Ana Carolina Matos, fisioterapeuta e coordenadora do Instituto Andaluz. Dessa forma, o paciente, ao praticar a equoterapia, protagoniza seu desenvolvimento da força muscular, ganhando um entendimento do seu processo e conscientização do próprio corpo na medida em que aperfeiçoa a coordenação motora e o equilíbrio.

Quer saber mais sobre a equoterapia no desenvolvimento da coordenação? Entre em contato conosco pelo telefone (41) 3027-1666 ou envie um e-mail para andaluz@institutoandaluz.com.br. Nós podemos te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *