Conheça os benefícios da equoterapia para a Síndrome de Rett

A importância do pedagogo na equoterapia
1 de novembro de 2018
Equoterapia: qualidade de vida na infância
1 de novembro de 2018

Conheça os benefícios da equoterapia para a Síndrome de Rett

Atingindo quase que exclusivamente as meninas, a Síndrome de Rett é uma rara mutação genética que afeta o desenvolvimento do cérebro na primeira infância. A síndrome se desenvolve em quatro fases e o diagnóstico só costuma ser possível após o primeiro ano do bebê, que pode apresentar hipotonia – uma diminuição da força muscular que causa flacidez e moleza no corpo.

Crianças com Síndrome de Rett tendem a ficar isoladas e deixar de brincar ao perderem diversas habilidades, como a fala, a locomoção e a movimentação de membros. Espasmos involuntários nas mãos, por exemplo, são um dos aspectos característicos.

Não há uma cura consolidada para a Síndrome de Rett, mas diversos tratamentos e processos terapêuticos podem ajudar no seu controle, entre eles está a equoterapia. As sessões dessa prática, que duram 30 minutos, podem trazer em longo prazo benefícios significativos, pois contribuem para o desenvolvimento da coordenação motora e equilíbrio do praticante, atuando na adequação e fortalecimento do tônus e na melhora da postura.

Segundo Ana Carolina Matos, fisioterapeuta e coordenadora do Instituto Andaluz, a equoterapia e seus estímulos motores e sensoriais podem ajudar a criança a gradualmente romper o isolamento em que se encontra. Os objetivos da equoterapia são o desenvolvimento da autoestima, de habilidades cognitivas e psicopegadógicas, como: a atenção, concentração, memória, reconhecimento de objetos e suas funcionalidades e também a parte de equilíbrio e coordenação motora.

Quer saber mais sobre como a equoterapia pode ajudar na Síndrome de Rett? Entre em contato conosco pelo telefone (41) 3027-1666 ou envie um e-mail para andaluz@institutoandaluz.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *