Os benefícios da equoterapia na Síndrome de Joubert

Os benefícios da equoterapia para crianças com Síndrome de West
30 de agosto de 2018
5 formas de tornar a sociedade mais inclusiva para pessoas com deficiência
1 de outubro de 2018

Os benefícios da equoterapia na Síndrome de Joubert

A Síndrome de Joubert é uma má formação congênita do tronco cerebral e agenesia do vermis cerebelar, causando um padrão respiratório anormal, nistagmo, falta de equilíbrio e atraso no desenvolvimento motor. Estima-se que exista 1 caso para cada 100.000 nascidos vivos.

A anomalia, que ocorre no tronco cerebral da criança, afeta sua musculatura, controle da postura e os movimentos da cabeça e dos olhos. Outras características comuns da doença são: respiração acelerada (hiperpneia), redução do tônus muscular (hipotonia), espasmos oculares, atraso mental e a incapacidade de coordenar os movimentos musculares voluntários (ataxia).

De acordo com a profissional Ana Carolina Matos, do Instituto Andaluz, a equoterapia pode ajudar bastante nesses casos, pois, por meio do cavalo, busca-se o aperfeiçoamento da coordenação motora e o ganho da força muscular, apesar de ser esse um ganho gradativo, devido aos movimentos involuntários da ataxia. “O trabalho de sociabilização e autoestima também deve ser enfatizado dentro deste processo de tratamento”, diz.

Gostaria de saber mais sobre como a equoterapia pode ajudar e agendar uma avaliação? Entre em contato pelo telefone (41) 3027-1666 ou envie um e-mail para andaluz@institutoandaluz.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *