Existe idade para realizar a equoterapia?

5 formas de tornar a sociedade mais inclusiva para pessoas com deficiência
1 de outubro de 2018
Aprenda sobre os sentidos dos cavalos
1 de outubro de 2018

Existe idade para realizar a equoterapia?

A equoterapia é uma prática que proporciona diversos benefícios aos pacientes. Trata-se de um método que utiliza o cavalo e o ambiente como instrumentos terapêuticos e educacionais para o atendimento de pessoas com deficiência. Por conta dos pontos positivos trazidos, já é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e pela Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Mas qual a idade correta para praticar?

Em crianças com menos de três anos, o tratamento pode ser realizado, desde que tenha uma indicação do médico ortopedista em relação à formação óssea da coluna vertebral. Em outras idades, as contraindicações podem ser: osteoporose, artrite, utilização de sondas recentes, escoliose de graus elevados e convulsões de difícil controle.

Por esses e outros motivos, Ana Carolina Matos, fisioterapeuta do Instituto Andaluz, ressalta que é de extrema importância que todos os pacientes passem por uma avaliação médica e também da equipe de profissionais da equoterapia antes de iniciar o tratamento, para que todas essas contraindicações sejam descartadas.

Quer saber mais sobre a equoterapia? Entre em contato conosco pelo telefone (41) 3027-1666 ou envie um e-mail para andaluz@institutoandaluz.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *