Entenda como a equoterapia pode ajudar crianças hiperativas

Você sabe o que é hipotonia?
30 de julho de 2018
A equoterapia em pacientes amputados
30 de agosto de 2018

Entenda como a equoterapia pode ajudar crianças hiperativas

Já está comprovado que a convivência com animais ajuda no desenvolvimento educacional de crianças e, muitas vezes, serve como auxílio de práticas terapêuticas. Inclusive, a equoterapia pode ser utilizada, juntamente com outros métodos, para ajudar crianças que sofrem de ansiedade ou são hiperativas.

Hiperatividade, ou transtorno de déficit de atenção, como é conhecido pela psiquiatria, é um dos distúrbios mais comuns na infância, causando baixo desempenho escolar, dificuldade em relacionamentos sociais e baixa autoestima. Suas características são desatenção, agitação psicomotora e impulsividade. Para combater esses aspectos, a equoterapia inicialmente já causa um encantamento na criança, pela imponência e poder transmitidos pelo animal. O cavalo age como facilitador na hora de conquistar a confiança do paciente.

Atuando fisicamente e psicologicamente na ativação e estimulação de diversas funções do corpo humano, como a respiração, fala, atenção, memória, cognição, concentração, autoestima e autoconfiança, a equoterapia trabalha pontos-chave com o paciente que sofre de hiperatividade. A criança sente-se estimulada a seguir em frente e participar ativamente do tratamento, superando pouco a pouco os desafios.

Uma atividade de basicamente 30 minutos, aperfeiçoada conforme as necessidades de cada criança, ajuda a desenvolver a interação social, a linguagem e o sistema emocional. Além disso, ensina, de maneira empática, a superar o medo de encarar a rotina e as atividades, buscando a construção da atenção plena e de uma vida mais produtiva e saudável. 

Quer saber mais sobre como a equoterapia pode ajudar? A equipe do Instituto Andaluz está pronta para atender você. Venha conhecer o nosso trabalho! Entre em contato conosco pelo telefone (41) 3027-1666 ou envie um e-mail para andaluz@institutoandaluz.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *