Confira 8 curiosidades sobre os cavalos

A equipe de equoterapia
27 de abril de 2018
Como tornar a sala de aula um ambiente mais inclusivo
27 de abril de 2018

Confira 8 curiosidades sobre os cavalos

A convivência com animais também é uma forma de terapia! Entre os benefícios trazidos por este contato estão a melhora da interação social, pois ao estabelecer um vínculo afetivo com o animal, a criança passa a conseguir desenvolvê-lo com outras pessoas; o enriquecimento do processo de aprendizagem, por haver uma melhora na autoconfiança e na autoestima; e uma melhora física e biológica, como o fortalecimento do sistema imunológico.

A terapia com o cavalo, chamada equoterapia, é importante no tratamento de doenças psicomotoras. Dentre os benefícios deste tipo de terapia, há a melhora no desenvolvimento motor, a adequação do tônus muscular, da coordenação motora e do equilíbrio, entre outros.

 

Confira algumas curiosidades sobre o cavalo, esse animal tão especial:

 

– Um cavalo vive, em média, 25 a 30 anos. Entretanto, o cavalo mais velho que se tem notícia faleceu aos 62 anos, nos Estados Unidos;

– Eles têm uma memória excelente! São capazes de lembrar com facilidade de lugares, situações e, principalmente, de pessoas;

– Os cavalos não conseguem respirar pela boca, por isso utilizam somente as narinas;

– Já foi comprovado cientificamente que os cavalos se sentem relaxados ao ouvir música clássica;

– A gestação de uma égua dura, em média, 365 dias;

– Um cavalo consegue beber aproximadamente 50 litros de água por dia;

– No mundo todo, existem mais de 300 raças de cavalos;

– Eles conseguem dormir em pé! Para isso, utilizam uma técnica chamada “estação livre”, na qual apoiam 60% do seu peso sobre as duas patas da frente enquanto o restante do peso está apoiado nas pernas traseiras.

 

Os animais do Instituto Andaluz recebem cuidados especiais, são criteriosamente treinados e escolhidos pela equipe técnica, juntamente com o médico veterinário. Venha conhecer mais sobre o nosso trabalho! Entre em contato conosco pelo telefone (41) 3027-1666 ou envie um e-mail para andaluz@institutoandaluz.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *