Como tornar a sala de aula um ambiente mais inclusivo

Confira 8 curiosidades sobre os cavalos
27 de abril de 2018
Você sabe quais são os princípios e os fundamentos da equoterapia?
27 de abril de 2018

Como tornar a sala de aula um ambiente mais inclusivo

Atualmente, a sociedade tem discutido bastante sobre inclusão. As crianças com necessidades especiais frequentam as escolas regulares e, por este motivo, os educadores precisam estar cada vez mais preparados para inserir esses alunos no ambiente escolar.

Algumas providências podem ser tomadas para que o aluno possa usufruir do direito de conviver de forma digna com outros colegas. Para tanto, os professores devem conhecer esses alunos, visando um plano individual de objetivos; devem tratá-los sem preconceitos e com igualdade, respeitando suas necessidades; e devem estipular critérios de inclusão, como a tolerância zero ao bullying.

Os desafios da inclusão são muitos, assim como os tipos de síndromes e distúrbios existentes. Os educadores precisam criar um espaço de cooperação e respeito, certificando-se que os alunos estão evoluindo em todos os aspectos, dentro de suas possibilidades e limitações.

Nem sempre as escolas regulares conseguem lidar com a inclusão, por isso, é importante que os pais procurem a ajuda de especialistas. O Instituto Andaluz, por exemplo, tem como um de seus objetivos trabalhar para incluir crianças e adolescentes com necessidades especiais por meio da equoterapia.

Venha conhecer mais sobre o nosso trabalho! Entre em contato conosco pelo telefone (41) 3027-1666 ou envie um e-mail para andaluz@institutoandaluz.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *