Benefícios da equoterapia para crianças autistas

Você sabia que a Equoterapia traz benefícios para pessoas com Transtorno de Aprendizagem?
28 de março de 2018
A equipe de equoterapia
27 de abril de 2018

Benefícios da equoterapia para crianças autistas

O Transtorno do Espectro Autista tem como característica diagnóstica o comprometimento severo e invasivo em três áreas do desenvolvimento: habilidades de interação social, habilidades de comunicação e presença de comportamentos estereotipados. A criança fica aprisionada a rituais e sintomas, evitando emoções e criando um mundo particular, onde a comunicação é um desafio que compromete o desenvolvimento saudável (ANDRADE, TEODORO, 2012).

A equoterapia, por ser uma terapia realizada ao ar livre, proporciona estímulos diferenciados aos da clínica tradicional, promovendo a integração de exercícios motores, sensoriais, cognitivos e comportamentais, simultaneamente. O desenvolvimento do vínculo afetivo com o cavalo possibilita o aumento da autoconfiança, proporcionando maior autonomia e independência. Os sentimentos de empatia e de reciprocidade emocional que o contato afetivo com o animal desperta no paciente promovem maior abertura em seu processo de interação social, facilitando também o desenvolvimento da linguagem.

 Quer saber mais sobre como a equoterapia pode ajudar em casos de autismo? Entre em contato conosco pelo telefone (41) 3027-1666 ou envie um e-mail para andaluz@institutoandaluz.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *