Benefícios da equoterapia para crianças autistas
27 de abril de 2018
Confira 8 curiosidades sobre os cavalos
27 de abril de 2018

A equipe de equoterapia

A equipe de equoterapia deve ser multidisciplinar, envolvendo profissionais da área de saúde, educação e equitação. O atendimento da pessoa com deficiência deve estar associado a outras terapias e ter como princípios fundamentais o embasamento técnico-científico, a integridade física e o equilíbrio afetivo-emocional dos praticantes, atendendo às normas de segurança e respeito à ética.

O trabalho da equipe torna-se importante uma vez que há necessidade de se ter uma visão global do indivíduo junto ao cavalo. A interação de todos os profissionais permite que cada um entenda a abordagem de seu colega, possibilitando um trabalho associado. Portanto, a harmonia da equipe é o principal objetivo da atuação interdisciplinar. O sucesso do tratamento também está vinculado, ao controle das expectativas por parte dos terapeutas, em relação ao desejo de reabilitação e cura, que pode não coincidir com os anseios da família.

O praticante deve sempre passar por uma avaliação inicial, a qual é feita pela equipe, traçando a partir daí os objetivos que deverão ser alcançados de acordo com a patologia e características de cada paciente. Dentro dos princípios fundamentais da equoterapia, a integração da equipe também faz com que esta prática terapêutica alcance seu espaço por comprovar sua efetividade dentro das reabilitações da pessoa com deficiência.

Venha conhecer o Instituto Andaluz, contamos com os profissionais mais capacitados para atender você! Entre em contato conosco pelo telefone (41) 3027-1666 ou envie um e-mail para andaluz@institutoandaluz.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *